Parvovirose

07-11-2012 17:07

A parvovirose canina é um tipo especifico de vírus que ataca o sistema digestivo dos cães. Este vírus é uma ameaça grave e mortal para um cachorro ou um cão que não tenha sido vacinado.

 

O vírus é extremamente resistente, pode sobreviver ao calor abrasador e a temperaturas muito baixas, por longos períodos de tempo.

 

A maneira de contagio mais comun deste vírus é o contacto com as fezes de outro cão.

 

O vírus é tão forte que numa zona que onde tinha fezes infectadas ainda pode conter o vírus vivo, mesmo depois de as fezes terem sido removidas.

 

Também é possível transportar o vírus na sua roupa ou sapatos e levá-lo para sua casa, infectando o seu cão.Um cachorro ou um cão que não tenha sido devidamente vacinado e que estiveram em contacto com o vírus têm uma alta probabilidade de infecção e podem desenvolver sinais de doença. O contágio ocorre quando um cão lambe ou come algo que contenha o vírus ou esteja em contacto com um animal que teja doente com o vírus.

 

O vírus propaga-se  facilmente, os cachorros ou os cães que não tenham sido vacinados estão, frequentemente, mais expostos ás fezes de outros cães o que significa que estão em maior risco de serem infectados. Essa exposição geralmente ocorre em parques, lojas de animais, em hoteis caninos ou em canis, onde a população de cães é em grande número. Os cachorros infectados com o vírus correm risco de morte, porque os seus sistemas imunológicos são incapazes de lidar com os efeitos da doença.

 

Os sinais físicos da parvovirose canina geralmente aparecem cinco a sete dias após a infectação do vírus, sendo o vómito, a diarreia, a perda de apetite, febre e apatia mais comuns.

 

Não existe tratamento para a parvovirose em cães.

 

No entanto existe um tratamento de suporte para controlar os sinais físicos e as complicações da doença. O tratamento geralmente inclui fluidos intravenosos para combater a desidratação, antibióticos para controlar as infecções secundárias e medicamentos para controlar os vómitos e a diarreia.

 

Os cachorros com parvovirose são internados e isolados de outros animais para evitar o contágio.

 

Um atraso de poucas horas pode reduzir significativamente as hipóteses de sobrevivência do seu animal de estimação.