Paracetamol/ Acetaminofeno

13-09-2013 16:00

PARACETAMOL/ ACETAMINOFENO

O Paracetamol é um fármaco com propriedades anti-piréticas e analgésicas que apresentam-se comercialmente como Ben-U-Ron®, Panadol®, Tylenol® ou Panasorbe®. Apesar de comumente utilizadas na medicina humana, não é indicada sua administração aos animais, principalmente nos felinos.

INTOXICAÇÃO POR PARACETAMOL EM PEQUENOS ANIMAIS

O paracetamol é um medicamento de fácil obtenção e de baixo custo, e por isso têm provocado o aparecimento de alguns casos de intoxicação nos animais de estimação, que geralmente ocorre quando os donos, embora bem-intencionados e que desconhecem a grande toxicidade do paracetamol, o administram ao seu animal.
    
Os gatos são mais susceptíveis a esta medicação que os cães, apesar de ambos apresentarem intoxicação por este composto. Os sinais costumam ser agudos e pode ser fatal caso não haja um tratamento rápido. Por este motivo, não se recomenda a administração de paracetamol em pequenos animais, sendo totalmente contra-indicado a felinos.
    
Este medicamento é metabolizado tanto em humanos quanto nos animais no fígado por proteínas determinadas glucuronil transferases e glutationa. Quando admistrado em doses acima do permitido, o paracetamol esgota estas proteínas, levando à oxidação da hemoglobina em metemoglobina, dificultando a oxigenação dos tecidos. 

Os sinais clínicos mais característicos consistem em cianose (mucosas de coloração azuladas), edema de face e membros e taquipnéia (dificuldade respiratória). Podem acompanhar também hipersalivação, vómito, aumento da frequênica cardíaca, urina com sangue e hipotermia.

TRATAMENTO

O animal deve ser levado imediatamente a um médico veterinário para a realização de um tratamento adequado, que consiste na estabilização do animal por meio da prevenção da absorção dos agentes tóxicos, de um tratamento de suporte como fluidoterapia, oxigenioteraia e aquecimento caso o animal esteja com hipotermia e administração de um antídoto específico.

Nunca administre medicamentos ao seu animal sem consultar previamente o seu médico veterinário