Leishmaniose

12-10-2012 17:13

A Leishmaniose é uma doença causada por um parasita, mais precisamente por um
protozoario. Por se tratar de uma zoonose (doença transmissível entre o Homem e animais) que afecta com frequência os nossos cães, entendi pertinente abordar o tema no nosso primeiro Boletim Informativo (BI). A Leishmaniose existe em 88 países, e tem uma incidência de 2 milhões de novos casos/ano. O panorama em Portugal é muito distinto em Medicina Humana e em Medicina Veterinária. Em Medicina Humana, embora exista provavelmente sub notificação, foram notificados 185 casos nos últimos 10 anos. Simplisticamente podemos dizer que é uma doença rara, e sobretudo uma doença infantil e associada a estados de depressão do sistema imunitário como seja o caso de pessoas submetidas a quimioterapicos.

Em Medicina Veterinaria a realidade é totalmente distinta, é uma doença muito frequente e que afecta cães de todas as raças e idades.Porque o sistema de notificação é deficiente não é possivel falar de numeros a nivel nacional, podemos afirmar que neste Hospital desde 2002 até hoje foram diagnosticados 1200 casos.

A Leishmaniose é transmitida por um mosquito de pequenas dimensões, falando-se por isso na gíria da doença do mosquito. Assim sendo o cão infecta-se quando picado por um mosquito que tenha picado outro cão infectado. Uma vez picado, o cão pode ficar doente, com períodos de incubação que vão de poucas semanas a anos, ou o seu sistema imunitário pode ser capaz de evitar o desenvolvimento da doença, podendo no entanto ficar portador. Esta dualidade infecção/doença é complexa e por vezes levanta questões de difícil resposta ao médico, como por exemplo se devem os animais infectados ser tratados na ausência de sintomatologia?? Obviamente que o propósito deste artigo não é responder a este tipo de questões que devem, individualmente, ser analisadas e discutidas caso a caso.

Para os animais doentes o prognostico é reservado mas graças ao melhor conhecimento da doença, são cada vez mais os animais que atingem a cura clínica.

Nesta, como em todas as doenças, é melhor prevenir. Já existe medicações preventivas e a vacina para a Leishmaniose.